A Festa do Senhor de Matosinhos é uma das mais importantes romarias do norte do país tendo alterado bastante ao longo dos tempos

Para além da romaria uma das maiores tradições é o fogo de artifício de sábado à noite, sendo que existem muitos que mantém toda a noite entre as muitas diversões, as comidas, as tasquinhas, as tradicionais sardinhas assadas ou a feira de loiça

Uma das imagens mais importantes são as tradicionais lâmpadas que iluminam o espaço da festa e a Igreja do Bom Jesus de Matosinhos Bom Jesus de Matosinhos que são iluminados não só pela luz de onde normalmente sai a grandiosa procissão ao Senhor do Padrão.

Hoje em dia a festa são quase três semanas no mês de Maio que não só tem as tradicionais festas religiosas, mas também atividades culturais e desportivas, das quais se destacam os concertos de alguns dos melhores artistas nacionais.

Para todos aqueles que aguardam todo o ano pelo fantástico fogo-de-artificio do Senhor de Matosinhos, saiba-se que este é um dos maiores espetáculos pirotécnicos do país contando com mais meio milhão de disparos de fogo de artificio.

O espetáculo tem como duração cerca de 20 minutos, existindo mais de 25000 disparos por minuto. O fogo-de-artificio do Senhor de Matosinhos é sempre acompanhado por música que pode ser portuguesa ou não mas que normalmente está aliada à sincronia apresentada pelo fogo que ilumina os céus para os quais centenas de milhares de pessoas assistem em vários pontos de Matosinhos.

Data de Início : 10 de maio

Data de Fim : 02 de junho

https://www.cm-matosinhos.pt/