Adegas das Canadas são um conjunto de quatro casas típicas: a Adega Pedra do Lagar, a Adega Velha, Casa da Vigia e a Casa da Figueirinha. Ficam situadas na Freguesia da Calheta de Nesquim a 18 km da vila das Lajes do Pico. 


A Adega Velha e a Adega Pedra do Lagar ficam no lugar das Canadas, uma zona de vinhedos protegidos pelos currais de pedra lávica que caracteriza uma parte significativa da paisagem da ilha e que lhe valeu a classificação de património mundial. As casinhas existentes nesta zona da freguesia são sobretudo adegas onde se produz, de forma artesanal, o vinho de cheiro e madeira com as deliciosas uvas colhidas. Estas simpáticas casinhas (adegas) são também utilizadas como casas de veraneio. A Pedra do Lagar e a Adega Velha foram, num passado muito recente, adegas para fabrico artesanal do vinho. Foram reconstruídas para casas de veraneio mantendo a arquitectura original. 


A Casa da Vigia fica numa zona de onde se desfruta uma ampla visão sobre o oceano. Este local foi utilizado como vigia nos primórdios da caça à baleia na freguesia. A casa tem elevado valor sentimental pois proveio de herança familiar e, antes de ser reconstruída, foi moradia de antigos baleeiros.


A Casa da Figueirinha foi recuperada em 2018 sendo uma das mais recentes casas. Na sua reconstrução, manteve-se a sua arquitetura tradicional exterior mas reorganizou-se os espaços interiores de forma a criar mais conforto para os hóspedes. Muito ampla com boas áreas assim como excelentes paisagens e espaços exteriores de lazer.
 
Do exterior das casas, pode apreciar a beleza da paisagem, essencialmente constituída por vinhedos cercados de muros de pedra lávica, apreciar os simpáticos golfinhos, apanhar banhos de sol. Mergulhar na água azul da piscina natural da Poça das Mujas situada a cerca de 5 minutos pode ser outra das opções.


As três casas ficam perto do mar o que permite desfrutar da sua beleza e grandiosidade. Muito perto fica igualmente a piscina natural da "Poça das Mujas" cujas águas cristalinas convidam a um agradável mergulho.

Visite-nos e disfrute de de umas excelentes férias, apreciando os encantos da paisagem da Ilha do Pico.


Actividades:
Subida à montanha do Pico - Pesca desportiva - Caça - Mergulho - Observação de baleias e golfinhos - Observação de aves - Passeio BBT/Jeep - Passeios a cavalo

Locais a visitar na Freguesia:
Moinho de vento do Mourricão - Zona de lazer do Mourricão - Zona de lazer da Feteira -Parque de merendas do S. Martinho - Porto de Pescas - Piscina natural da Poça das Mujas - Zona balnear do Portinho - Igreja - Casa dos Botes - Vigia da baleia do Gigana

Locais a visitar fora da localidade:
Museu dos Baleeiros nas Lajes a 20Km - Fábrica da baleia em S. Roque a 30km - Museu do Vinho no Lajido a 45km - Gruta das Torres na Criação Velha a 45km - Museu de construção Naval em St. Amaro a 18Km

 

Casa Adega Velha

A Casa Adega Velha é uma simpática casinha rústica feita de basalto. Apesar das suas reduzidas dimensões dispõe de todo o conforto para umas férias de sonho. É composta por um quarto de cama no piso superior com cama de casal. No piso inferior possui uma cozinha devidamente equipada e uma casa de banho. No terraço pode desfrutar de uma excelente vista sobre o mar que fica mesmo ali à beirinha ou preparar e saborear um bom churrasco num ambiente completamente tranquilo. 
Ver Fotos - clique aqui


Casa Adega Pedra do Lagar

A Casa Adega Pedra do Lagar recentemente reconstruída de forma a proporcionar condições de conforto e bem estar manteve na sua arquitectura as características das habitações tradicionais da freguesia. É uma casa de composta por dois pisos. No piso superior possui:
- uma sala de estar com sofá cama e televisão;
- dois quartos de cama com cama de casal e casa de banho privativa.
No piso inferior possui:
- uma cozinha devidamente equipada com loiça, fogão, frigorífico, máquina de lavar loiça, microondas, máquina de café, torradeira
- uma casa de banho;
- uma  lavandaria com máquina de lavar.
Da varanda pode apreciar a beleza e grandiosidade do mar e do campo. Nas traseiras do edifício dispõe ainda de um amplo espaço exterior de onde pode desfrutar da paisagem, fazer um bom churrasco ou simplesmente descansar. 
Ver Fotos - clique aqui


Casa da Vigia T2

A Casa da Vigia T2 está inserida no piso superior da Casa da Vigia T1,  totalmente reconstruída com todas as condições de conforto mantendo uma arquitetura tradicional.

- um quarto com cama de casal e casa de banho privativa;
- um quarto com duas camas individuais e casa de banho privativa;
- uma casa de banho suplementar;
- uma cozinha e sala comum.

A Casa da Vigia T2 e T1 tem uma zona de lazer e de refeições em comum às duas casas,  ao ar livre e com excelente vista panorâmica sobre a freguesia. 
Ver Fotos - clique aqui

 

Casa da Vigia T1

A Casa da Vigia T1 está inserida no piso inferior da Casa da Vigia T2,  totalmente reconstruída com todas as condições de conforto mantendo uma arquitetura tradicional.

- um estúdio com dormitório com duas camas individuais, kitchenette, zona de estar com televisão e casa de banho privativa;
- uma lavandaria (comum aos dois pisos)

A Casa da Vigia T2 e T1 tem uma zona de lazer e de refeições em comum às duas casas,  ao ar livre e com excelente vista panorâmica sobre a freguesia.
Ver Fotos - clique aqui


Casa da Figueirinha

A Casa da Figueirinha foi recuperada em 2018 sendo uma das mais recentes casas. Na sua reconstrução, manteve-se a sua arquitetura tradicional exterior mas reorganizou-se os espaços interiores de forma a criar mais conforto para os hóspedes. Muito ampla com boas áreas assim como excelentes paisagens e espaços exteriores de lazer.

- um quarto com cama de casal
- um quarto com duas camas individuais que podem ser usadas juntas ou separadas
- uma casa de banho com chuveiro
- uma cozinha com sala comum
- dois amplos terraços para refeições ao ar livre ou para relaxar
- uma churrasqueira para preparar grelhados;uma lavandaria com máquina de lavar, tábua e ferro de engomar
Ver Fotos - clique aqui